A Cuca Fofa de Tarsila

abaporu2b cópiatif


Sinopse:
O espetáculo inventa e conta de forma singela uma lenda de duelo entre o Abaporu e o mágico Boi da Lua pela disputa do amor da Negra Tarsila. O Passarinho Verde fofoca e aumenta a notícia do duelo e tudo se transforma em uma confusão tamanha, que a Negra Tarsila terá que resolver com a ajuda de entes fantásticos como a Urutu, a Uiara e a Cuca. Através da técnica de Teatro de Bonecos adaptado da arte oriental Bunraku, a peça é inspirada na obra da artista plástica Tarsila do Amaral, considerada a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, movimento importante que completou 95 anos em 2017. 
=> Confira aqui  logo-youtube2 cenas do espetáculo.  => E veja também o nosso vídeo 15 ANOS DE ARTICULARTE!

Histórias sem Fronteiras

0-CARTAZ+eFlyer-Historias-sem-fronteiras3-menor2
A Cia. Articularte está realizando seu novo projeto HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS – para intercâmbio e inclusão de público de refugiados, exilados e imigrantes. Patrocínio do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2016-17). Assista gratuitamente nossos espetáculos, participe de Fóruns, de Vivências e Oficinas de Bonecos. Acompanhe o projeto clicando
AQUI.

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte também acabou de participar de um projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

Imprensa

Estadinho - Matéria - A Cuca Fofa de TarsilaDiversas matérias e críticas teatrais já foram publicadas na mídia, sobre nossos espetáculos. Também participamos de vários programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas e matérias de imprensa sobre a qualidade deste nosso espetáculo que está em cartaz itinerante desde o início da Cia. Articularte em 2000.


* Matéria Especial da Revista Crescer: 15 anos da Cia. Articularte
*
Revista Veja-SP Recomenda

* Estadinho – Amor Caipira.
* Guia da Folha de SP.
* Guia da Folha-SP ***
* Folha de São Paulo – Eleito melhor
* Bate Papo no UOL – Cuca Fofa e Articularte
* Instituto Pinheiros: 15 anos de Articularte
* Projeto Verão Azul – Bertioga
* Festa Infantil – Cuca Fofa…e Articularte: 15 anos (meio da página)…

* Nossa dica – site. * Sesc São Caetano – Cuca Fofa! * Iguape – Circuito Cultural SP. * Click Cultural – site. * Cia. de Imprensa. * Cuca Fofa no Sesc Campinas. * CEU Azul da Cor do Mar – Biblioteca. * Cuca Fofa – Cidade Tiradentes. * Folha da Região-Caravana Teatro. * Alta Cultura – Repertório – site. * Diário da Região Rio Preto. * Tem Mais -Entretenimento-Rio Preto. * Circuito Cultural – Nova Odessa. * O Globo.com – 6 espetáculos. * Cuca Fofa de Tarsila na Praça dos Bonecos. * Festival de Teatro Alfa – UOL Crianças. * Reestreia no Teatro Plínio Marcos. * Shopping Metrópole – Chris Flores – Mostra de Férias. * Cuca Fofa…Teatro Promon 15 anos! (meio da página). * Cuca Fofa…na Praça Victor Civita – Pinheiros. * Cuca Fofa…leva arte ao Albert Sabin.

Release

CucaFofa-tarsila cópiaApresentar para as crianças, de forma lúdica, um trecho da história da arte brasileira é a proposta de A Cuca Fofa de Tarsila, encenação de teatro de bonecos manipulados, de corpo inteiro, com base na técnica Bunraku (atores aparecendo ao fundo). Com texto e direção de Dario Uzam, bonecos de Surley Valéria, o espetáculo é inspirado na obra de Tarsila do Amaral (1886), uma das maiores artistas plásticas brasileiras, figura de destaque do Movimento Modernista.

CucaFofa-AbapNegra2

O namoro com o tema e a montagem  começaram a ser planejados durante uma visita a uma exposição com obras de Tarsila, no SESI, em 1998.

Ao observar as características plásticas da pintura da artista (“arte fofa, macia e suave”), o dramaturgo e diretor Dario Uzam imaginou uma fábula para embalar os 10 personagens extraídos dos quadros: Abaporu, Negra, Boi da Lua, Barqueiro, Passarinho Verde, Araponga, Urutu e Cuca Fofa.
CucaFofa-barq cópiaOs bonecos foram concebidos pela bonequeira Surley Valério, com produção da Cia. Articularte e pintura final do artista plástico Hernandes Oliveira, para parecerem coloridos e macios, como a pintura de Tarsila.

Encantado de amor pela Negra Tarsila – que samba graciosamente na festa de seu aniversário -, o Boi da Lua faz o maior reboliço no vilarejo ao disputar o amor da amada com o Abaporu.

Araponga3

Enfeitiçado, o Abaporu vai parar na lua e depois se perde no escuro da floresta, ao levar uma chifrada do Boi, que fica preso num pé de cacto. Na luta para reencontrar o Abaporu, a Negra Tarsila enfrenta dificuldades e entidades fantásticas da floresta. A encenação tem trechos de músicas de Paulo Tatit (interpretação de Ná Ozzetti, Paulo Tatit, Sandra Perez), Antônio Nóbrega e Quinteto Violado, Milton Nascimento (“A Lua Girou”), Dominguinhos e Anastácia (“Tenho sede”).

 

Fotos em Alta Resolução.
Crédito das fotos para Cia. Articularte.

CucaFofa-AbapNegra2     CucaFofa-tarsila cópia     CucaFofa-barq cópia
Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.


Ficha Técnica:

Texto e Direção: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério
Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira
Sonoplastia e Iluminação: Dario Uzam
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Camila Lobo, William Lobo (Roberta Turro).
Indicação: crianças a partir de 03 anos de idade.
Produção Executiva: Cia. Articularte – 2000.

 

(c) 2016

facebook-logofblike-logo

botao_topo