A volta ao mundo em 80 dias

Fundo

Sinopse: A Cia. Articularte faz as malas e apresenta um colorido espetáculo envolvendo uma dupla dinâmica e uma pulga palpiteira que têm como desafio dar a volta ao mundo em 80 dias, passando por aventuras divertidas surpreendentes. cropped-cropped-cropped-logoarticularte_negativo-3.jpgA peça mostra também figurinos de época, réplicas de brinquedos e malas personalizadas que se abrem para novos mundos: barcos, trenzinhos, elefante, dragão chinês e muito mais, tudo regido por uma trilha sonora composta de engraçadas sonoridades humanas. 
=> 
logo-youtube2 Confira aqui
cenas do espetáculo. E veja  também o nosso vídeo  15 ANOS DE ARTICULARTE!

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte participou de um vídeo-projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos – sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

 Imprensa

80-dias_criticaVejaJá participamos de diversos programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas, matérias de imprensa web e escrita sobre a qualidade do espetáculo que está em cartaz itinerante desde 2012. Veja também outros links de imprensa no final desta página.

 

Ótima Crítica do site e Revista Veja S.Paulo
Homenagem elegante a Julio Verne
Uol – Crianças – Foto 11
Folha de São Paulo – Álbum com 7 Fotos
Vejinha São Paulo – estreia
|
 
Revista Veja – SP – RECOMENDA
| Site BORA.AÍ – “80 dias…” Sesc Campo Limpo
O Imparcial – Pres. Prudente
| Biblioteca de São Paulo – Especial de Férias
Centro da Cultura Judaica – em cartaz

*** veja mais matérias no final desta página…


Release

Um patrão e seu criado, Fogg e Faztudo, formam uma dupla dinâmica e impetuosa para provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias, através de vários e imprevisíveis tipos de transportes. Mas eles não estão sozinhos: uma Pulga palpiteira pegou carona e viaja nas roupas do criado Faztudo. Assim os três passam por desafios, dificuldades e também por grandes momentos de diversão, sempre perseguidos pelo infatigável detetive Fix, que com o seu faro fino desconfia que eles sejam ladrões. Com muita peripécia e contando com 05 atores, formas animadas e diversos bonecos de vários tamanhos e técnicas, a Cia. Articularte encena uma divertida viagem infantil em volta de um mundo bem peculiar: o mundo da imaginação.

80 dias-Faztudo_canhaoOs adereços surgem de dentro de malas de viagem que se abrem, mostrando pequenos lugares e novos mundos. O espetáculo dirigido por Dario Uzam é pontuado e regido por divertidas sonoridades corporais e humanas, em musicalidade contagiante composta por Charles Raszl (integrando do Grupo Barbatuques). A cenografia e figurinos para bonecos de época foram criados com requinte por Carlos Colabone para dar um toque especial de aventura física, estética e antiga. Tudo isso, com Desenho de Luz criado por Domingos Quintiliano que volta a iluminar um espetáculo infantil com climas e cores bem criativas.

Para figurar essa viagem imaginária, a bonequeira da Cia. Articularte, Surley Valério, criou uma ampla variedade técnica de animação, com tipos diferentes e inusitados de bonecos, mostrando fantoches articulados de corpo inteiro, bonecos de boca, de luvas e dedoches adaptados com pernas, exatamente para mostrar uma diversidade étnica de tipos de bonecos e animais dentro do gênero da animação teatral. E ficou para o artista plástico Hernandes Oliveira pintar as faces e personalidades dos bonecos, adereços e elementos cênicos, com cores saborosas que saltam dos objetos em busca da expressão teatral infantil.

80-Faztudo_PrincesaAs âncoras do espetáculo ficam por conta de malas que se abrem e se transformam em bancas de jornal dos países visitados, com seus respectivos jornaleiros regionais – alguns humanos (italiano, japonês, americano, inglês) e outros, jornaleiros animais (indiano: uma cobra Naja; e um urso Panda – China). Esses personagens pontuam as divertidas ações e tensões do espetáculo, surgindo inesperadamente em vários momentos com novidades jornalísticas e notícias de última hora. Dessa forma, eles vão posicionando sempre em que lugar do mundo, ou por qual dificuldade estão se aventurando nossos heróis, Fileas Fogg e seu criado Faztudo, este quase um mágico que desempenha múltiplas tarefas.

Para que nossos amigos consigam dar a volta ao mundo em 80 dias, terão que viajar através de diversos brinquedos, construídos artesanalmente, através de réplicas grandes de Trem de Ferro (Maria Fumaça), elefante, avestruz, gôndola, navio a vapor, águia, tartaruga, balão a gás (mesmo que não faça parte da história original). Tudo isso acabou gerando uma viagem sempre ao leste do globo terrestre para completar essa espetacular volta ao mundo em 80 dias. As réplicas de malas especiais cenográficas e brinquedos de madeira foram estruturados e construídos por Flaviano Marcondes, experiente cenotécnico de teatro (adulto), que aceitou o desafio de recriar brinquedos para teatro de animação, buscando criar comunicação direta com o público infantil e familiares.

Fotos em Alta Resolução
Crédito das fotos para Hernandes Oliveira.

80dias-Faztudo_canhao    80-Faztudo_Princesa    Trenzinho-80 dias    80-Fix_Faztudo
Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.

Ficha Técnica

Dramaturgo e Diretor – Dario Uzam Bonecos: Surley Valério Cenografia, Figurinos, Adereços: Carlos Colabone Composição Musical e Sonoplastia – Charles Raszl Iluminação: Domingos Quintiliano Pintura: Hernandes Oliveira Cenotécnico – construção de brinquedos: Flaviano Marcondes Elenco de atores-animadores: Surley Valério, William Lobo, Renato Bego, Camila Lobo e Tanagra Andria (Roberta Turro e Flavio Borzi: suplentes). Produção: Déborah Correa Duração: 55 minutos Faixa Etária: crianças a partir de 4 anos de idade Produção Executiva: Cia. Articularte – 2012.

Imprensa…

80 dias no Clube Paulistano
| SP Notícias – Circuito Cultural – SP.
|Paragua City – Circ. Cultural – SP
|
 Assis News – Paraguaçu Pta.
Portal Martinópolis – SP
| Clube da Amizade – Martinópolis – SP
|
 Mirandópolis – Circ. Cultural – SP
| Site Costa Norte – “80 dias…” em Ilhabela
|
 Ilhabela – Informa – Circ. Cultural

| Imparcial – 80 Dias em Pres. Prudente
|
 Ian Press Assessoria Imprensa-estreia
|
 Conexão Cult – Blog.
| Metrô News – Twitter Arte Plural
| Pequena Plateia – crítica
Projeto Herói Viajante – Sesc Bom Retiro
Jovem Pan Online – Herói Viajante
Facebook – Cia. Articularte
|
 Sesc S.Carlos presenteia público!
Portal K3 – Sesc São Carlos



(c) 2016

facebook-logofblike-logo

botao_topo