João Cabeça de Feijão

Joao c. Feijão-Harpa

Sinopse: Inspirado no conto inglês João e o Pé de Feijão, o espetáculo apresenta formas animadas que se movimentam entre atores e bonecos. Em um fundo cultural singelo e nordestino, encenamos as aventuras de João que trocou a vaquinha magra da família por feijões mágicos. cropped-cropped-cropped-logoarticularte_negativo-3.jpgAcontece uma aventura, onde o menino terá que percorrer caminhos malucos para fugir de um Ogro que mora no Castelo das Nuvens. Espetáculo indicado a três prêmios FEMSA Coca-Cola: Melhor Texto; Trilha Sonora (Dario Uzam); e Adereços – bem criativos. 
=>
logo-youtube2 Confira aqui cenas do espetáculo. E veja  também o nosso vídeo  15 ANOS DE ARTICULARTE!

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte participou de um vídeo-projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos – sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

 Imprensa

Joao-Feijao_criticaFolhaSPJá participamos de diversos programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas, matérias de imprensa web e escrita sobre a qualidade do espetáculo que está em cartaz itinerante desde 2008.

* Folclore Variado – Folha de São Paulo.
* Editora publica livro do texto de João C.Feijão.
* Crítica Guia Folha SP e Veja SP.
* 1º Festival de Teatro Infantil Shop. Vila Olímpia.
* Estreia de João Cabeça de Feijão – Sesc Pinheiros
* Alta Cultura – site. * João Cabeça de Feijão na rede Sesc. * Cultura Infância – Portal. * Jornal Vale do Aço – Ipatinga/MG. * Guia da Semana – site. * Diário do Grande ABC – estreia. * Ribeirão Preto online. * Estadinho SP e Guia Caderno 2. * Guia Caderno 2 Estadão e Guia da Semana. * Guia da Folha de SP online. * Blog MEL – repertório. * Sesc São José do Rio Preto. * Nossa Dica – SP. * Jornal Ipanema – Sorocaba-SP. * Jornal Cruzeiro do Sul-SP. * Foto Flickr – Sesc Pompéia. * João Cabeça de Feijão no Teatro Tim Campinas-SP. * Dicas Mundo Infantil – site. * Sesc São Caetano – João Cabeça de Feijão. * Diário do Aço – Ipatinga/MG. * ABC do ABC – Sesc S. Caetano do Sul. * Campos do Jordão – Auditório Cláudio Santoro. * Imprensa ABC – Sesc São Caetano. * Folha do Condomínio – 10 anos de Cia.Articularte.

Release

joaovacabElaborado a partir da narrativa inglesa “João e o Pé de Feijão”, o espetáculo é recheado de sonoridade brasileira e explora aspectos do folclore nordestino, dialogando com contos e lendas medievais (com imagens inspiradas em Hieronymus Bosch). Conduzido por atores e bonecos que interagem em todos os momentos, a peça proporciona graça, magia e encantamento, tudo em um único e lúdico universo cênico. Finalista do Prêmio FEMSA Coca Cola como Melhor Trilha Sonora de 2008 para Dario Uzam.

João C. Feijão-IMG_5826Os feijões eram verdadeiramente mágicos. Então o homem com quem trocara a vaquinha da família pelos grãos de feijão não o enganara. O gigantesco pé de feijão no quintal de sua casa não deixava dúvidas. As folhas tocavam as nuvens do céu, despertando a curiosidade do pequeno João. O que haveria lá em cima? O que as nuvens escondiam? Que mistérios revelariam?

João C. Feijão e Vaca

Confiante e sem medo de enfrentar o desconhecido, João resolve se arriscar em uma aventura, acompanhado por uma gansa encantada que bota ovos de ouro, instrumentos musicais que falam, um ogro gigante e muitas outras surpresas, aprendendo que são suas atitudes e os riscos de suas escolhas que norteiam seu destino. Um Mágico dos Feijões, um Macaquinho vendedor-serelepe, uma Bibliotecária, um Cozinheiro que fala através de provérbios, o crescimento do Pé de Feijão, as nuvens, o Castelo falante, o Ogro, a Gansa e a Harpa.

Tudo isso é feito com bonecos, João C. Feijão-IMG_6293.b.Casteloadereços e formas animadas – grande parte deles criados com material reutilizado – que atuam diretamente com o elenco, apoiados sobre esculturas de chapéu e atores (cenografia viva).

joão (20)

 

Os elementos se misturam ou se fundem em diferentes formas lúdicas, permitindo que se trabalhe o contraste entre o grande e o pequeno (ator versus boneco). “Existe um ator João e um boneco também João. Uma Mãe boneca e uma Mãe atriz. Uma Vaca boneca e uma Vaca ator”, explica o diretor Dario Uzam.

 


Fotos em Alta Resolução.
Crédito para o fotógrafo João Valério.

joão (20)    Joao c. Feijão-Harpa    João C. Feijão e Vaca
Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.


Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Dario Uzam.
Bonecos: Surley Valério.

Cenografia, figurinos, adereços: Helena Ramos e Paulo Galvão.

Trilha sonora e iluminação: por Dario Uzam.

Elenco: Renato Bego, Camila Lobo, William Lobo, Tanagra Andria.

Fotos: João Valério e Cia. Articularte.
Duração: 45 minutos.
 Indicação: a partir de 4 anos de idade. 
Produção Executiva: SESC Pinheiros e Cia. Articularte – 2008.

 

(c) 2016

 

facebook-logofblike-logo

botao_topo