O Trenzinho Villa-Lobos (130 anos em 2017)

O-Trenzinho Villa-Lobos_Tuhu_Dario Uzam--
Sinopse: Inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo de bonecos fala da sensibilidade musical que existe em todos nós. A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. A história mostra também o relacionamento difícil do menino Heitor com o seu pai, bastante severo. Em 2017, comemoramos 130 anos de nascimento do gênio musical que foi Heitor Villa-Lobos.
O espetáculo tem algumas músicas cantadas ao vivo e é regido por trechos de obras originais de Villa-Lobos que compôs mais de 1.000 peças musicais
. Os 10 bonecos artesanais foram elaborados por Surley Valério. Dramaturgia de Dario Uzam. Na foto ao lado, Tia Zizinha, que apresentou Bach para seu sobrinho Heitor (Tuhu, porque imitava o som de locomotivas). => logo-youtube2  Confira aqui cenas do espetáculo => Veja também o nosso vídeo 15 ANOS DE ARTICULARTE!
 

Histórias sem Fronteiras

0-CARTAZ+eFlyer-Historias-sem-fronteiras3-menor2
A Cia. Articularte está realizando seu novo projeto HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS – para intercâmbio e inclusão de público de refugiados, exilados e imigrantes. Patrocínio do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2016-17). Assista gratuitamente nossos espetáculos, participe de Fóruns, de Vivências e Oficinas de Bonecos. Acompanhe o projeto clicando
AQUI.

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte também acabou de participar de um projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

Imprensa

Crítica - Folha de São Paulo - O Trenzinho Villa-Lobos
Diversas matérias e críticas teatrais já foram publicadas na mídia, sobre nossos espetáculos. Também participamos de vários programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas e matérias de imprensa sobre a qualidade deste nosso espetáculo que está em cartaz itinerante desde 2001.

* Matéria Especial da Revista Crescer: 15 anos da Cia. Articularte
* UOL Crianças – Vídeo trecho do espetáculo.
*
Folha de São Paulo – Crítica: Peça dinâmica…
* Críticas Veja SP*** e Blog da Folha.
* Crítica: Trenzinho dos Sonhos – por Liza Meller/RJ
* Festival Internacional Animação – Florianópolis/SC
* Projeto Verão Azul – Bertioga.
* Instituto Pinheiros – 15 anos de Articularte.


* Click Cultural – site. * UOL – Cia. Articularte comemora 15 anos * Alta Cultura – repertório de espetáculos. * Estreia Jornal Estadão. * 7º Semana Ticket – Veja/SP: 30 espetáculos nos CEUs. * O Trenzinho Villa-Lobos na Praça * Sesc Vila Mariana – O Trenzinho Villa-Lobos. * UOL – Caravana Paulista de Teatro. * Oficina Fred Navarro – Trenzinho…em Rio Preto. * Trenzinho Villa-Lobos – Escola Móbile. * 7º Fita-Floripa tem Trenzinho Villa-Lobos/SC. * 49º Festival Villa-Lobos/RJ. * 35ª Semana Guiomar Novaes – Globo-São J.Boa Vista. * Sesc Interlagos – Os Bairros – Mostra Articularte. * Festival de Teatro Infantil – Shop. Vila Olímpia. * Mostra Cia. Articularte – Shopping Metrópole.

Release

Trenzinho-Tia_zizinhaInspirado nas histórias de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo – uma proposta musical de teatro de bonecos manipulados e articulados de corpo inteiro – mostra de maneira singela essa fase da vida de um dos maiores compositores do mundo. Empinando pipa, fazendo travessuras, Tuhu, apelido que o maestro ganhou quando menino pelo seu hábito de imitar o som das locomotivas era uma criança como outra qualquer até entrar em contato com os sons e a riqueza da música.
Uma viagem para Minas Gerais marcou para sempre a vida do futuro compositor que se impressionou intensamente com a grandeza e a beleza de nossa terra, que serviu como inspiração para toda a sua brilhante trajetória.

Trenzinho-Pai-tuhu

Entre as diversas aventuras de Tuhu está a busca por seu cachorro Bolinha, que foi aprisionado por uma Maria Fumaça feroz, chamada por ele de Trem de Fogo. Em 2009, o Brasil comemorou o cinquentenário da morte de Villa-Lobos.

Trenzinho_Chicomineiro cópia

Boa oportunidade para apresentar às crianças o universo de um dos maiores compositores do mundo. Entremeado por canções como o Trenzinho Caipira, Uirapuru e Bachianas n. 2, 4 e 5, o espetáculo é um convite à obra de um dos maiores artistas de todos os tempos. A partir da história de Villa-Lobos, o público pode descobrir a sensibilidade musical que existe em todos nós.

 

 

Fotos em Alta Resolução.
Crédito das fotos para Cia. Articularte.

Trenzinho-Pai-tuhu    Trenzinho-Tuhu_viola1    Trenzinho-Tia_zizinha

Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.


Ficha Técnica:

Texto original e Direção: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério
Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira
Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto
Iluminação: Hernandes Oliveira
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, William Lobo, Camila Lobo, Roberta Turro (Flávio Borzi). Duração: 50 minutos. Indicação: acima de 4 anos de idade.
Produção: Cia. Articularte – 2001.

 

(c) 2016

facebook-logofblike-logo

botao_topo