Portinari Pé de Mulato
Portinari Pé de Mulato_Denise e Guardião das Tintas
Sinopse:
 Uma vizinha invejosa coloca “olho gordo” (sem querer querendo) em uma obra de Cândido Portinari, fazendo com que a boneca Denise e seu Carneirinho caiam do um quadro recém pintado. Denise é curiosa e faz algumas artes marotas, quando derruba uma sacaria de café, deixando furioso o bravo Capataz que quer dar uma lição na menina.
A boneca Denise passa por uma verdadeira aventura de suspense entre as obras do seu avô Portinari para encontrar o seu carneiro fujão antes que suas tintas sequem.
O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com algumas músicas cantadas ao vivo pelos quatro atores animadores. => Assista aqui  logo-youtube2 cenas do espetáculo. E veja também o nosso vídeo 15 ANOS DE ARTICULARTE!
 

Histórias sem Fronteiras

0-CARTAZ+eFlyer-Historias-sem-fronteiras3-menor2
A Cia. Articularte está realizando seu novo projeto HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS – para intercâmbio e inclusão de público de refugiados, exilados e imigrantes. Patrocínio do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2016-17). Assista gratuitamente nossos espetáculos, participe de Fóruns, de Vivências e Oficinas de Bonecos. Acompanhe o projeto clicando
AQUI.

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte também acabou de participar de um projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

Imprensa

Portinari-CriFolha

Diversas matérias e críticas teatrais já foram publicadas na mídia, sobre nossos espetáculos. Também participamos de vários programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas e matérias de imprensa sobre a qualidade deste nosso espetáculo que está em cartaz itinerante desde sua estreia em 2002.

 

* Matéria Especial da Revista Crescer: 15 anos da Cia. Articularte
* Portinari…encantou cidades na Jornada SESI-15.
* Fomento ao Teatro – Sampa online – Bibliotecas.
* Guia Folha SP – Crítica.
* Mosaico Ribeirão Preto/SP
* Revista Vejinha – SP – RECOMENDA.
* Site BORA.AÍ – Fomento – Bibliotecas…

* Projeto Verão Azul – Bertioga * Ciência e Cultura – SBPC. * Guia da Folha de São Paulo. * Festival Teatro Bonecos Maringá. * Viva Maringá – site. * Nossa Dica – site. * Flickr – SESC SP. * Mosaico – Ribeirão Preto – Facebook. * Folha do Condomínio. * Anima-UDI-Festival Formas Animadas Uberlândia. * ABC do ABC – Portinari com bonecos em S.Caetano/SP. * Tem Mais – Portinari é encenado em Rio Preto. * Portinari Pé de Mulato em Rio Preto.  * Sesc Interlagos – Mostra Repertório Cia.Articularte * Portinari Pé de Mulato – em Bauru/SP. * Sesc Consolação – Teatro Anchieta/SP. * Festival de Bonecos – Teatro Alfa/SP (final da pág) * Abrigo Rogacionista. (final da página) * 1º Festival de Teatro Shopping Vila Olímpia. * Festival Vila Olímpia – Shopping.  * Mostra de Bonecos no Shopping Metrópole – São B.Campo.

Release

Portinari-Cacau-DSC_1023Inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, o espetáculo, de 2002, é uma homenagem aos 50 anos de morte do genial pintor (2012). Além da atuação direta dos atores, o grupo lança mão de várias técnicas de manipulação de bonecos (adaptação da arte bunraku, técnica de varas e fantoches de luvas para dar vida a personagens da obra de Portinari.

Portinari - Menina Sentada_

A montagem faz uma releitura e lança um olhar expressivo sobre as artes plásticas do mestre. Dario Uzam assina a autoria e direção do espetáculo. Surley Valério é a responsável pelos 26 bonecos. Por causa do mau olhado de uma vizinha invejosa, a boneca Denise e seu carneirinho ganham vida e caem de um quadro recém-pintado pelo “vovô” Portinari.

Portinari-DeniseCarneiro

O carneirinho foge e Denise precisa encontrá-lo antes que suas tintas sequem. Na busca, a menina passa por diversos quadros vivos de Portinari, envolvendo-se em aventuras insólitas e poéticas, acompanhada por uma seleção de alegres chorinhos brasileiros.

Portinari_recorte-Capataz

O Guardião das Tintas, uma espécie de paleta animada que pinta suas próprias expressões e emoções diante do público, ajuda Denise em sua busca, que também está sempre fugindo do bravo Capataz, porque em uma de suas artes, Denise derrubou sem querer querendo uma pilha de sacaria de café.

 
Fotos em Alta Resolução.
Crédito das fotos para Cia. Articularte: 
Portinari-DeniseCarneiro    Portinari - Menina Sentada_    Portinari Pé de Mulato_Denise e Guardião das Tintas
Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.
 
Ficha Técnica

Texto e Direção: Dario Uzam
Bonecos: Surley Valério.
Escultura das Cabeças: Altair de Pádua Siqueira.
Pintura dos Bonecos e Cenografia: Hernandes Oliveira
Direção Musical: Chico Botosso e Mariana Anacleto
Iluminação: Dario Uzam e Cia. Articularte
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, Tanagra Andria, William Lobo (Flávio Borzi e Roberta Turro: suplentes).
Duração: 50 minutos. Indicação: a partir de 03 anos.
Produção: Cia. Articularte – Teatro de Bonecos.

 

(c) 2016

facebook-logofblike-logo

botao_topo