Sobre

A Cia. Articularte conquistou em 2022 seu quarto Prêmio de Fomento ao Teatro Para a cidade de São Paulo com o projeto 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final. Antes, em 2017, com o Fomento anterior, o projeto HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS – Teatro Garagem de Bonecos que envolveu diversos trabalhos sobre Refugiados, Imigrantes, seus filhos e agrupamentos humanos de perfis semelhantes. Realizamos Circulação de nossos espetáculos da Trilogia Modernista em Bibliotecas, CEUs, além de Oficinas de Criação de Bonecos, Workshops, Três Fóruns de Discussão sobre o tema e a estreia, em 2017, do espetáculo Menino Coragem, criado especificamente sobre essas questões humanas, com Assistência de Dramaturgia de Luis Alberto de Abreu (“Hoje é dia de Maria”, “A pedra do Reino” – TV, entre outros muitos sucessos no teatro). 

Em 2015, nosso Prêmio de Fomento anterior foi aprovado com o projeto Teatro Garagem de Bonecos, que circulou gratuitamente com espetáculos da companhia por diversas bibliotecas municipais de todas as regiões da cidade de São Paulo. Outra parte do projeto realizou dezenas de apresentações de espetáculos a Abrigos e Orfanatos da Zona Norte de São Paulo. Além disso, a Cia. Articularte ministrou dezenas de Oficinas de Construção de Bonecos com diversas técnicas de animação. Convidando profissionais experientes de todo o país, oferecemos à população Palestras sobre a temática de Teatro e Animação e Oficinas para interessados, vocacionais, e classe teatral.

QUEM SOMOS

Formada em 2000 e coordenada por Dario Uzam e Surley Valério, a Cia. Articularte – Teatro de Bonecos trabalha de forma culturalmente engajada, a partir de pesquisas fincadas na cultura brasileira, enfocando artistas fundamentais ou clássicos universais importantes para a formação da nossa cultura. Conta com 06 integrantes fixos e 09 peças que formam o atual repertório infantil. Em duas décadas o grupo já realizou mais de 3.500 apresentações teatrais, registrando público com cerca de 2.000.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, familiares e terceira idade.

Nossa visão teatral infantil
A Cia. Articularte se preocupa com as estruturas dos contos e encenações produzidos teatralmente para crianças. Entendemos que devam ser sempre utilizadas estruturas bem elaboradas, lembrando contos exemplares.

Filosofia de trabalho
Pensar, pesquisar, descobrir, brincar seriamente sobre temas infantis, e apresentar o que podemos chamar de um todo bem cuidado em suas estruturas construtivas e bem elaboradas dentro do universo infantil. Apresentar sempre mais alternativas de comportamentos de personagens, sempre além dos maniqueísmos do BEM e do MAL. Hoje vivemos no futuro e a criança necessita de novos paradigmas para crescimentos mais saudáveis sociais e culturalmente.

Cuidados
Procuramos tratar a criança como um cidadão em crescimento. que pode nos surpreender a qualquer momento com seu nível cultural. Daí realizarmos projetos e espetáculos com fundo cultural que possa propiciar novas leituras, a qualquer momento, porque é nesse espaço de tempo que a criança está crescendo, ou se reelaborando continuamente.

Fundo de topo de página

Seriedade:
Estamos lidando com crescimento, evolução constante cultural. Dessa forma, não nos interessa realizar espetáculos meramente como estéticas “belas”, ou “eficiências” de entretenimento. Pela experiência dos nossos espetáculos nessa dezena de anos passados, vemos que é possível produzir teatro consistente, divertido e diversificado, apresentando também conteúdo sensível e que possa suscitar evolução no universo infantil.

Qualidade:
Quem assistiu espetáculos da Cia. Articularte como “Portinari Pé de Mulato”, “O Trenzinho Villa-Lobos”, ou “A Cuca Fofa de Tarsila”, só para citar alguns, pode atestar a qualidade das nossas ideias e pesquisas que são transformadas em comunicação, encenação, humor, música, estética e diversão lúdica. A partir dessa nossa Trilogia Modernista já inspiramos diversos grupos de teatro, oficinas, ideias teatrais e múltiplos debates.

Aderecista, atriz e Bonequeira – DRT.16968/SP, Formada em Artes cênicas pela Faculdade Mozarteum. Elabora adereços nas áreas de teatro, publicidade e vitrine. Participante do programa de Teatro de Bonecos Turma do Bairro (atriz e manipuladora), pela ONG Sorri Brasil.  Trabalhos e participações: Em 1988-89 – Realizou cenografia nas peça de teatro “Xica da Silva”– de Luis Alberto de Abreu, direção de Antunes Filho (com o Grupo de Cenografia do CPT – com J. C. Serroni); 91-97 –  espetáculos “Augusto dos Anjos”; “Bela Adormecida, Flora, Fauna e Ecológica” (boneco – dragão gigante e adereços); “O Menino que não Dormia” (Boca da Noite – boneco); 93 – Cenário para teatro adulto “525 Linhas” – de Marcelo Rubens Paiva; 95 – Teatro infantil “Castelo Rá-tim-bum”; (produção dos bonecos – junto ao Boca de Cena Produções Artísticas); 99 – “Acordes Celestinos” – peça adulta –  Adereços c/ Marcos Potassi;

Nossa avaliação (Cia. Articularte) : para nós, Surley Valério é considerada cantora e atriz-animadora, bonequeira, especialista em manipulação de bonecos, atuando tanto de forma cômica como  dramática, sempre de ótima qualidade e capaz de empregar ritmos e dinâmicas com bastante controle de praticamente todos os espetáculos da Cia. Articularte, dos quais sempre desempenha e interpreta personagens principais. Atua com eficácia e competência, sendo dotada de ótima energia, sempre atuando com graça, carinho, humor, ou de forma dramática, quando necessário. É uma das fundadoras da Cia. Articularte, estando no grupo há 15 anos, desde o ano de 2000. Também tem habilidades de dança e já realizou cerca de 3.000 sessões dos espetáculos da Cia. Articularte, sempre atendendo pedidos de crianças após os espetáculos, para conversas rápidas, despedidas ou fotos com crianças e familiares. Também realiza debates demonstrativos para as crianças após os espetáculos, explicando temas, comparando bonecos com obras plásticas de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e, recentemente, do pintor Ronaldo Mendes – arte NAIF.


Cursos Recentes:
Mimese Corporal Dramática (ministrada por Laila Garin) – 2010 e 2011; Oficina de Clown (Foco e Triangulação – com Cida Almeida) – 2012; Oficina de Técnicas de Contação de Histórias – com João Soares – 2013; Oficina de Narrativa Corpórea – com Victor de Seixas – 2014.

Junto à Cia. Articularte – Teatro de Bonecos – como Bonequeira, atriz e manipuladora: desde 1999, fundadora e Bonequeira da CIA ARTICULARTE – Teatro de Bonecos – como atriz, criação de bonecos e animadora, Direção e Texto de Dario Uzam: A Cuca fofa de Tarsila  – Atriz e Bonequeira – 1999; Trenzinho Villa Lobos – Atriz, cantora e manipuladora – 2001; Portinari pé de Moleque – Atriz, cantora e animadora – 2002; O Valente ( teatro de sombras) – Atriz e manipuladora – 2004; O menino que abria portas  – Texto: Luiz Alberto de Abreu – Atriz  – 2006 (Prêmio Edital Myriam Muniz-Funarte); João Cabeça de Feijão – Bonequeira – 2008; Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom – 2009; Aventuras de Gulliver – Atriz e animadora – 2010; Pequeno Polegar Capoeira – Bonequeira e Aderecista – 2011; A volta ao Mundo em 80 dias – 2012; Jorginho e o Dragão Camaleão – 2014; Menino Coragem – 2017; Farol de Cores (Anita e Di) – 2022 – projeto prêmio Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo com o projeto 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final.

DRT.6990 – e-mails: articularte@uol.com.br  (11) 3672-1721 – (11) 9271-3752. Coordenando a Cia. Articularte, conquistou 04 Prêmios Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo com os projetos TEATRO GARAGEM (2010); TEATRO GARAGEM DE BONECOS (2014); Histórias sem Fronteiras (2017); 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final (2022). Com os 04 Editais premiados, agregou centenas de apresentações teatrais infantis, com dezenas de Oficinas de construção de Bonecos e dezenas de palestras, debates e oficinas também em caráter vocacional. Dario é dramaturgo, ator e diretor. Autor do texto “Tietê Mais o Riacho do Rabo em Pé”,  Prêmio Nacional de Dramaturgia pelo INACEN – Instituto Nac. de Artes Cênicas – 1980.

Trabalhou com profissionais de renome no teatro e TV, tais como Denise Stoklos, Raul Cortez, Luis Mello, Edwin Luisi, Marlene Fortuna, Françoise Furton, Maucir Campanholi, Maura Baiocchi, Geraldo Mário, Raul Teixeira, Ailton Graça, Dirce Thomaz, Lizete Negreiros, Samir Signeu, Valéria Grillo, Rosi Campos, Helen Helene, Sandra Anemberg,  J.C. Serroni, Tellumi Helen, Domingos Quintiliano, Guilherme Bonfanti. Trabalhos de ator com Direção de Antonio Abujamra no T.B.C. (1982-85): “Esperando Godot” Samuel Becket –  1982-85. 

Trabalhou durante 4 anos no CPT – Centro de Pesquisa Teatral (1985-89), em turnês nacionais e internacionais viajando por 10 países, como personagem nos espetáculos dirigidos por Antunes Filho, fazendo parte dos seguintes projetos e espetáculos: “Macunaíma” – de Mário de Andrade – como ator – 1987 – 89; “A Hora e Vez de Augusto Matraga” – de João Guimarães Rosa – como ator – 1988-89; “525 Linhas” – de Marcelo Rubens Paiva – Direção de Ricardo Karman, como assistente de Luis Alberto de Abreu – 1989; Dirigiu a peça  “Rumo a Damaskus” – de A. Strindberg – c/ Edwin Luisi no elenco, Cenografia de J.C Serroni. Em 2000, Adaptação-Direção de “Dois Idiotas sentados cada qual no seu barril” (Ruth Rocha), com Stella Tobar.

PRINCIPAIS TRABALHOS INFANTIS realizados desde 2000 como fundador, Coordenador e Diretor da CIA.ARTICULARTE, com textos e direções:  A cuca fofa de Tarsila  –  2000 – Prêmio PANAMCO: Criação de Bonecos. Trenzinho Villa-Lobos – 2001 – Edital de estreia no Centro Cultural São Paulo. Portinari pé de Moleque – 2002 – Centro Cultural São Paulo. O Valente  (teatro de sombras)- 2004, indicação ao Prêmio de Direção-FEMSA. O Menino que abria portas – de Luiz Alberto de Abreu-2006–Prêmio Edital Petrobras Funarte. Tietê mais o Riacho do Rabo em Pé – 2007 – Prêmio Nacional de Dramaturgia – 1980 (Convencional). João Cabeça de Feijão – 2008 – 03 indicações ao Prêmio FEMSA – Coca-Cola. Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom – 2008-9 (Estreia e temporada – Sesc Vila Mariana). Aventuras de Gulliver – 2010 – Prêmio Edital Myriam Muniz-Funarte (2009). Pequeno Polegar Capoeira – 2011 – Prêmio Edital Teatro Alfa. A Volta ao Mundo em 80 dias – 2012 – Prêmio Edital PROAC.(2011-12). Jorginho e o Dragão Camaleão – Prêmio de Produção: FOMENTO e PROAC.11/2014-15). Menino Coragem – 2017 – Prêmio Fomento SP – edital de Produção – projeto Histórias sem Fronteiras – sobre inclusão cultural e humana de Refugiados, Exilados e Imigrantes e suas crianças. Farol de Cores (Anita e Di) – 2022 – prêmio Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo com o projeto 100 Anos de Arte Moderna 100 Ponto Final, realizando diversas Oficinas para a classe teatral e construção de bonecos, além de Debates com Herdeiros e representantes dos Modernistas da Semana de 1922.

Trabalhamos atualmente com o seguinte elenco de Atores-Animadores: William Lobo, Surley Valerio, Renato Bego, Tânagra Andria, Flávio Borzi, Gabriela Zenaro, Ricardo Mancini, Boberta Turro e Camila Lobo (suplente). Coordenação: Dario Uzam.

  • A Cuca fofa de Tarsila


    A Cuca fofa de Tarsila é uma "aula de brasilidade" - Revista Veja-SP.

  • Portinari Pé de Moleque

     

    Uma história divertida com suspense de tirar o fôlego.

  • Aventuras de Gulliver

     

    As viagens incríveis de um pequenino gigante.

  • Farol de Cores

     

    Anita e Di são amigos que adoram pintar de tudo.

  • Menino Coragem

    Aventura com crianças corajosas e seu bicho bem diferente

Cia.Articularte · 2023 © Todos os direitos reservados

(11) 3672-1721 / (11) 99271-3752