Espaço-Cultural

Espaço Cultural
Cia. Articularte

Teatro de Bonecos – Artes, Histórias e Segredos – Cia. Articularte

Fevereiro/2021 – Projeto Online

25 a 28/02 – Live – 20h Artes, Histórias e Segredos do Teatro de Bonecos
Programação com 07 atividades sempre às 10h30 e 15h00 – ONLINE

PROGRAMAÇÃO – 25/02 – LIVE – (Bate-papo) 20h – Lançamento do projeto comemorando 20 anos da Cia. Articularte – Teatro de Bonecos. Nesta Live teremos a participação de profissionais do Teatro infantil, Psicologia, Filosofia, Artista Plástico, Arte Educador, Pedagogo, Educadores e a ONG Sal da Terra – transmissão pelo www.facebook.com/cia.articularte

A Cia. Articularte, nesta atividade está cumprindo projeto da Lei Aldir Blanc – sobre Espaços Culturais. Durante toda a programação, vamos Sortear Livros Infantis aos participantes. Todo esse evento será destinado ao bairro e entorno do Jardim Vera Cruz, Vila Anglo Brasileira, Vila Pompéia, Rifaina, Rua Bica de Pedra e entorno. Vamos falar sobre a importância, imaginação, criatividade, fantasia e força das Artes para crianças de todas as idades. Falaremos também sobre atividades para crianças e criação de bonecos, sombras de mãos, objetos, gestos, histórias, temas infantis, tabus…

PARTICIPANTES DA LIVE:

Dario Uzam
– Dramaturgo, Ator e Diretor. Autor do texto “Tietê Mais o Riacho do Rabo em Pé”, prêmio Nacional de Dramaturgia pelo INACEN – hoje FUNARTE. Trabalhou diretamente com os seguintes profissionais do teatro: Luis Alberto de Abreu, Antonio Abujamra, Antunes Filho, Raul Cortez, Edwin Luisi, Luis Mello, Marlene Fortuna, Laila Garin, Walter Portela, entre outros. Participou durante 4 anos do CPT – Centro de Pesquisa Teatral e viajou em turnês nacionais e internacionais, percorrendo 10 países, como ator nos espetáculos Macunaíma, de Mário de Andrade e A Hora e Vez de Augusto Matraga, Guimarães Rosa. Completando 20 anos de atividades teatrais, coordena a Cia. Articularte que é considerada pela crítica como um dos grupos “…mais prestigiados em animação de SP..”. Iniciou projetos com a chamada Trilogia Modernista, com os espetáculos A Cuca fofa de Tarsila (2000); O Trenzinho Villa-Lobos (2001); e Portinari pé de mulato (2002). A última peça do grupo é Menino Coragem  – sobre crianças refugiadas (2017). Em 20 anos, grupo Cia. Articularte já realizou mais de 3.500 apresentações, para público de cerca de 1.700.000 pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos. www.articularte.com.br



Camila Ribeiro – Psicóloga especialista em direitos humanos e  psicanalista. Atua no campo da saúde mental desde 2008, transitando por diferentes instituições da saúde pública, do judiciário, da assistência social e no consultório particular atendendo crianças, adolescentes, adultos e famílias. Também trabalha trabalha no projeto Quixote (OSCIP em Vila Mariana – que atua na missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento). Camila Ribeiro costa Leite, Crp 06/121610.

Carolina Peixoto – Pedagoga, Poeta faz parte dos coletivos Poetas Ambulantes e Slam das Minas SP. Trabalha no segmento cultural desde 2009, com elaboração e formatação de projetos para leis de incentivo e editais de patrocínio. Participou da Jornada Infâncias Plurais, do Itaú Cultural, formação online com foco em produções audiovisual para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Cria e floresce em apresentações artísticas, intervenções urbanas, oficinas, debates e workshop, sozinha ou em bando. Publicações em poesia: MEXE A MÃO (2018); DEZluas (2017); BOLA, LÁPIS E PAPEL (2013).

Joana Barbosa – Atriz, psicóloga, autora, palhaça, diretora teatral e professora. Fundou o espaço Casa 11 e atua profissionalmente na cidade de São Paulo. Especializou-se, no método de Jacques Lecoq de Teatro Físico em Londres na London International School of Performing Arts. É integrante do Grupo Laje e ministra cursos de Teatro Físico, Palhaço e Máscara Neutra. Mestre em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro infantil “Quando Crescer quero Ser Palhaça.

Thales Silva – Trabalha como educador terapêutico no Projeto Quixote. Atua diretamente com crianças e adolescentes em situação de rua no centro de São Paulo. E nesse trabalho, a arte é um dos elementos que constituem o nosso método – articulado no eixo pedagógico X clínico X social X artístico. Nós temos uma diretriz que pauta o nosso processo de formação de vínculos com os atendidos, crianças e adolescentes. Assim, a arte cumpre um papel muito grande de aproximação para a vinculação, ajudando na elaboração e  construção da subjetividade dessas crianças. Além disso, na sede do Qxt-Quixote também há diversas oficinas de arte como pintura, contos de histórias, brincadeiras de rua, etc. abordar de forma leve um pouquinho a relação do brincar com a arte na infância.

Irmã Renata Rodrigues Lucas – Coordena e gerencia o CCA Sal da Terra, uma Associação de direito privado com caráter beneficente e de assistência social. Oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses. Além do atendimento às famílias da Vila Vila Anglo. Mais informações https://www.facebook.com/associacaosaldaterra

André Arem – Artista plástico e professor de artes plásticas, gosta de explorar a criatividade das pessoas com quem se relaciona profissionalmente nas oficinas de artes, onde a cada encontro é uma grande troca de experiência e sabedoria. Ministra aulas de artes plásticas para pacientes em tratamento de reabilitação do HC FMUSP, contribuindo com o desenvolvimento intelectual, emocional a coordenação motora, a percepção cognitiva do paciente dentro do campo das artes plásticas.

26 – sexta: 10h30 – A Galinha e a Raposa (5 min) – micro história…e Oficina de Sombras Mãos (20 min).

Sinopse: História entre uma raposa esperta que tenta enganar uma Galinha muito desconfiada. Será uma pequena história feita com projeção de luz e sombras de mãos. Depois transmitiremos um vídeo com detalhes de como fazer bonecos, silhuetas e animais de sombras. E no final entraremos ao vivo para rever ou tirar dúvidas. Duração total: 25 min.

15h00 – A Lebre a o Jabuti (5 min)  – micro história…e Oficina Sombras Mãos (20 min).

Sinopse
: A famosa corrida entre a Lebre e o Jabuti. Será uma história curta feita com projeção de luz e sombras de mãos. Depois transmitiremos um vídeo sobre como fazer bonecos e silhuetas com recortes de sombras. No final, entraremos ao vivo para tirar dúvidas. Total: 30 min.




27 – sábado: 
10h30 – Mistério das Águas (5:00) – Micro História – com Dedoches (5:00) – logo após, Oficina de Dedoches (10:00).

Sinopse: Dois jovens meninos resolvem navegar em um rio durante a lua cheia e são surpreendidos por um ser encantador e misterioso que surge do fundo das águas. Será uma pequena história feita com Bonecos Decoches (Dedos).
Oficina: Depois transmitiremos um vídeo com detalhes de como fazer os pequenos e graciosos bonecos. E no final entraremos ao vivo para tirar dúvidas ou repetir detalhes. Duração (15 min).

15h00 – A Girafa e o Rinoceronte (5:00) – Micro História – com Bonecos de Meias (5 min) – Oficina de Meias (10 min).

Sinopse: A história divertida de uma Girafa e um Rinoceronte que durante uma seca terrível pedem ajuda para um mago a fim de conseguirem se alimentar das folhas da copa de uma árvore muito alta. Será uma pequena história feita com Bonecos de Meias.
Oficina: E depois, transmitiremos um vídeo com detalhes sobre como fazer bonecos divertidos de Meias. No final entraremos ao vivo para tirar dúvidas ou repetir detalhes. Duração: 15 min…Total da atividade…40 a 50 min.

28/02 – domingo:

10h30 –EXPOSIÇÃO de 50 Bonecos da Cia. Articularte – do acervo de 250 Bonecos do nosso Grupo de Teatro. 02:36. Vamos divulgar e transmitir diversas fotos, se possível em 3D, conforme efeito existente no Facebook – com textos de rodapé ou em áudio contando um pouco sobre a história e detalhes de cada boneco. Das 10h30 até às 14h.

15h00 – ROTEIROS CASEIROS – 01:47. Mini curso sobre Roteiro de Histórias Curtas. Participarão na Tela do PC, de 06 a 08 pessoas interessadas e que primeiro entrarem na Live. Depois de uma explanação do dramaturgo Dario Uzam – sobre heróis e trajetórias heroicas, falaremos sobre micro histórias possíveis de serem elaboradas e escritas por qualquer pessoa. Para mais informações sobre as bios da Cia. Articularte – 20 anos, Dario Uzam e Surley Valerio, Bonequeira, acessar o site: www.articularte.com.br ou @cia.articularte (Facebook e Instagram).

 

Dario Uzam – Cia. Articularte – site: www.articularte.com.br
https://www.facebook.com/cia.articularte/
https://www.instagram.com/cia.articularte/      (11) 3672-1721  / (11) 99271-3752
Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/ArticularteDario/videos

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.