O menino que abria portas
Eruma Vezeu

Velho e Eruma Vezeu_

 

Sinopse: O espetáculo encena a história de um velhinho um pouco confuso e bem humorado que conta e vive as aventuras de “Eruma Vezeu”, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua, o bairro e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), Eruma tem experiências e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que já foi um tapete), o arteiro menino Lico e uma menina, Lila, seu primeiro namorico infantil. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero e diversão da vizinhança.
O enredo é de Luis Alberto de Abreu, autor de diversos sucessos teatrais e também das séries de TV “Hoje é dia de Maria” e “Pedra do Reino”. Cenografia e Pintura dos Bonecos de Telumi Hellen => Veja aqui o nosso vídeo 15 ANOS DE ARTICULARTE!

Histórias sem Fronteiras

0-CARTAZ+eFlyer-Historias-sem-fronteiras3-menor2
A Cia. Articularte está realizando seu novo projeto HISTÓRIAS SEM FRONTEIRAS – para intercâmbio e inclusão de público de refugiados, exilados e imigrantes. Patrocínio do Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2016-17). Assista gratuitamente nossos espetáculos, participe de Fóruns, de Vivências e Oficinas de Bonecos. Acompanhe o projeto clicando
AQUI.

Imagem-Unicef-projeta-BrA Cia. Articularte também acabou de participar de um projeto sensível junto à UNICEF, manipulando imagens de sombras com mãos sobre direitos de crianças, adolescentes e públicos vulneráveis: veja aqui o vídeo do Proteja Brasil – e compartilhe para sensibilizar!

Imprensa

Crítica - Veja.SP - O Menino que abria portas - Eruma Vezeu

Diversas matérias e críticas teatrais já foram publicadas na mídia, sobre nossos espetáculos. Também participamos de vários programas da TV, tais como Serginho Groisman, Ronnie Von, Nickelodeon, Recreio Online, Luciana Gimenez, Eliana, Sonia Abrão, Katia Fonseca – Mulheres, TV Cultura, Rá Tim Bum, Uol TV e Chat, entre outros. Abaixo críticas e matérias de imprensa sobre a qualidade deste nosso espetáculo que está em cartaz itinerante desde sua estreia em 2006.

* Matéria Especial da Revista Crescer: 15 anos da Cia. Articularte
*
Veja – Crítica e Guia da Folha SP.

* Jornal do ABC – Sesc S.Caetano-2013.
* Crítica Festival Ponta Grossa PR.
* Folha de SP online.
* Bonecos nas Bibliotecas Municipais SP.
* Diário Web – São José do Rio Preto – SP.
* Click Cultural: Articularte faz Mostra em Pompéia

* CRE – Mário Covas.
* Ribeirão Preto SP online – SESC.

* Flickr – SESC – SP – fotos.
* Conteúdos de Filosofia – site.
* Guia da Semana – Shop -Jdim – Sul.
* Guia da Folha 2 e Jornal da Tarde.
* Festival de Férias – Teatro Folha/SP.

* Jornal da Tarde 2.
* Guia Caderno 2 – Estadão.

* Jornal O Liberal – Birigui SP.
* Temporada no Sesc Vila Mariana SP.
* Oficina Fred Navarro – Rio Preto SP.
* Festival Teatro Bonecos – Shop. Jd. Sul/SP.
* São Caetano do Sul – Sesc/SP.
* 39º FENATA – Festival Nacional de Ponta Grossa/SP. (meio da página)
* Abrindo portas em Piracicaba – GLOBO.COM
* Diversão sensível no Teatro Engenho

Release

Menino que abria portas DSC06331O espetáculo de teatro de bonecos, coloca também os cinco (05) atores em vários movimentos interativos com as formas animadas da encenação. O personagem principal, Eruma Vezeu, é um menino mais que curioso e se envolve em diversas aventuras de relacionamento com seus primeiros amigos que logo vão tornar-se inseparáveis. Abrindo portas (metaforicamente), Eruma Vezeu faz seus primeiros contatos com o Trapo (um cachorro diferente), depois com um menino que não sai da rua e também chega a se engraçar ou se encantar com uma menina da vizinhança, a Lila. Assim também começam as primeiras artes marotas, tudo regido por uma trilha sonora cativante. Eruma Vezeu continua com suas aventuras de descobertas e também com suas escapadas de liberdade, até que as últimas portas de sua infância sejam abertas.

A peça fala das curiosidades e descobertas infantis, das amizades inesquecíveis, das experiências ingênuas, sempre com muita arte, humor e peripécia. Menino-que-abria-portas-MãeOs cinco atores/manipuladores conseguem empreender uma animação intensa e eficiente ao espetáculo, que conta ainda com uma rica seleção musical, pesquisada por Raul Teixeira (utilizada somente na estreia do espetáculo e primeira temporada. Depois, foi composta nova trilha sonora com autoria e edição de Dario Uzam). Boa parte do espetáculo transcorre em um clima nostálgico, com passagens divertidas, inteligentes e sensíveis, conseguindo agregar um ótimo leque de público, tanto de crianças, como de adultos e também da terceira idade.

O espetáculo ganhou o Prêmio PETROBRAS-FUNARTE para a produção do espetáculo em 2006.

 

Fotos em Alta Resolução.
Crédito das fotos para Cia. Articularte.

Menino que abria portas-ErumaSentado (1)    Menino-que-abria-portas-Mãe    Velho e Eruma Vezeu_
Para baixar: clique na foto…irá ampliar…salvar como.


Ficha Técnica

Ideia e argumento: Luis Alberto de Abreu.
Direção e adaptação de texto: Dario Uzam.
Elenco: Surley Valério, Renato Bego, William Lobo, Flávio Borzi (Roberta Turro). Bonecos: Naya de Sá e Cia. Articularte
Trilha sonora original: Raul Teixeira (esta trilha foi utilizada somente na estreia e primeira temporada. Depois
foi elaborada nova Trilha Sonora com autoria, composição e edição de Dario Uzam).
Iluminação: Dario Uzam.
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen.
Duração: 45 minutos. Prêmio de Produção: 2008 – PETROBRAS-FUNARTE;
SESC Pinheiros e Cia. Articularte.
Fotos: João Valério e Cia. Articularte.
Indicação: a partir dos 04 anos de idade.

 

(c) 2016

facebook-logofblike-logo

botao_topo